miércoles, 4 de noviembre de 2009

A AMEAÇA DAS HIDROELETRICAS NA CHAPADA


Evitar o desastre ambiental sem precedentes na história da Chapada dos Veadeiros, por conta do projeto UHE Mirador, é o objetivo da criação do blog www.soschapadaveadeiros.blogspot.com

O projeto de implantação da Usina Hidrelétrica Mirador representa grave ameaça ao PNCV - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, devido à localização do projeto, no rio Tocantinzinho, que circunda toda a região ao sul do PNCV, de leste a oeste. O empreendimento, caso implementado, também causará sérios impactos ecológicos na Reserva da Biosfera (Patrimônio Natural da Humanidade), APA Estadual Pouso Alto, nas mais de dez RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) localizadas na bacia hidrográfica e nos corredores ecológicos.
Os danos ambientais iminentes contrariam as diretrizes da Legislação Nacional Ambiental e Hídrica: SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9.985), PNRH – Programa Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433), PNMA– Programa Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938) e CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente (Resolução 237 – 97).
O desmatamento da área do reservatório e o enchimento do lago interromperiam permanentemente o principal corredor de fauna que liga o PNCV à bacia do rio Tocantinzinho e às outras RPPNs Federais localizadas na mesma bacia.

O Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA) continha falhas e omitia informações.

Participe nesta MOBILIZAÇÃO NACIONAL, e abra o blog para saber mais como ajudar!


A Chapada dos Veadeiros recebe e abraça gente de todos os cantos que vem em busca de ar puro, águas cristalinas e paisagens boas para os olhos e para o espírito. Esse imenso santuário natural está mais uma vez frente a uma séria ameaça: um projeto para a construçao de 18 hidrelétricas no leito do Rio Tocantinzinho. Tão limpas e puras são as águas que as habitam o pato mergulhão, animal ameaçado de extinção, um bioindicador, com população estimada em 250 exemplares em todo o Brasil.
Segue trecho da matéria e link para o texto na íntegra: http://www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/22570-pato-ameacado-por-energia-limpa


Devoradores de energia

Nos oito municípios da região da Chapada dos Veadeiros vivem pouco mais de 60 mil habitantes, conforme o IBGE, e não há um conjunto de grandes indústrias para absorver a energia produzida em quase duas dezenas de barragens. Por enquanto.

Empolgados parlamentares e empresários já projetam a instalação de uma mina e siderúrgica de ferro em Cavalcante, em parceria com a China. As exportações goianas para aquele país cresceram 280% nos últimos três anos, principalmente de soja, couros e da liga ferronióbio, e as possibilidades de negócios se ampliaram desde que Lula e o governador Alcides Rodrigues visitaram o país asiático, que devora metade do ferro produzido no mundo.

Conforme os projetos, 1,5 bilhão de toneladas poderão ser extraídas de jazidas apenas em Colinas (TO), rendendo cerca de R$ 180 bilhões. Na pacata Cavalcante, as projeções são ainda maioresj á que o ferro dali tem melhor qualidade, o que reduz custos de produção. O município goiano com forte apelo turístico movimenta hoje cerca 50 carretas por dia com manganês, até Ilhéus (BA). Já a logística para o ferro se completa com a construção de hidrelétricas e da ferrovia Norte-Sul. Assim, as exportações de matérias-primas básicas para alimentar o desenvolvimento chinês escoarão pelo porto de Itaqui, no Maranhão.

--
Eduardo Garcês
(61) 81298787/ 32015307
http://br.youtube.com/edugvianatube
http://penabrancafilmes.blogspot.com

"Se você não usa o seu amor, ele apodrece dentro de você"
Manoel de Barros

No hay comentarios:

Publicar un comentario