domingo, 13 de diciembre de 2009

ESTAÇÃO DE PERMACULTURA ALDEIA 2012


LANÇAMENTO DA ESTAÇÃO DE PERMACULTURA ALDEIA 2012
(PARABENS AOS REALIZADORES!!)

Viemos por meio deste, convida-los à atividade de lançamento da Estação de Permacultura Aldeia 2012, organização não governamental, com sede na Fazenda Raio do Sol Nascente, localizada na Rodovia GO 50 Km 3, a se realizar no dia 17 de dezembro de 2009, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores Nadir Garcia da Cunha. Com início as 19h a programação conta com uma mostra de cinema com filmes curta-metragens com mensagens de educação ambiental, seguida de uma mesa de abertura as 20h com autoridades da cidade e apresentação do projeto.

A Estação de Permacultura Aldeia 2012 é um instituto eco-pedagógico que há alguns meses está se estruturando na cidade de Chapadão do Céu, porta do Parque Nacional das Emas, para em 2010 receber visitantes, ecoturistas, tecnoturistas, estagiários, profissionais e estudantes de todo o Brasil e do exterior, para cursos e vivências de Permacultura, Bio-arquitetura, Agroecologia, Agrofloresta, Recursos Hídricos, Energias Renováveis, Tecnologias Sociais, desenvolvimento sustentável e design e planejamento de propriedades Sustentáveis. Estaremos desenvolvendo eco-trilhas e tours eco-pedagógico.

Permacultura é um sistema de desenho aplicado, interdiciplinar, para criar comunidades humanas sustentáveis, paisagens cultivadas e outros sistemas de apoio, com um visão generalista, que contribuam neste processo. Sua metodologia é baseada em princípios ecológicos, para produzir um sistema integrado de plantas, animais, água, edificações e energia natural.

A Permacultura é um sistema de cuidar do Planeta Terra, que tem suas raízes em uma filosofia de abundância.

A palavra Permacultura não existe no dicionário, vem da união das palavras permanente e agricultura ou cultura.

Os cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren, criadores da Permacultura, cunharam esta palavra nos anos 70 para referenciar “um sistema evolutivo integrado de espécies vegetais e animais perenes úteis ao homem”. Estavam buscando os princípios de uma Agricultura Permanente. Logo depois, o conceito evoluiu para “um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis”, como resultado de um salto na busca de uma Cultura Permanente, envolvendo aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais.

Certos de sua presença, desde já agradecemos.

Marcos Ninguém, companheiros e companheiras.

No hay comentarios:

Publicar un comentario